CI

Lucro da soja para Maio/21 está em 55,80%

Um dos maiores erros quando se fala em comercialização da soja é “olhar o preço”


Foto: Divulgação

O que esperar da lucratividade da soja para 2021? Esta é uma das perguntas que mais são ouvidas em todos os círculos envolvidos na maior atividade agrícola brasileira. De acordo com a Consultoria TF Agroeconômica, considerando o preço projetado para o mês de Maio de 2021 e os custos de produção, a soja permitiria um lucro de 55,80% neste momento.

“Como está o lucro para 2021? Os preços para Maio de 2021 giram ao redor de R$ 120,00/saca (há regiões com mais, outras como um pouco menos). Com um custo de produção projetado para R$ 77,02/saca, segundo o Deral-PR (Departamento de Economia Rural do Paraná), permitiria um lucro de 55,80%, no momento. Um excelente lucro, sem dúvida”, comentam os analistas da TF.

De acordo com os especialistas, um dos maiores erros quando se fala em comercialização da soja é “olhar o preço”: “Ele é, na maioria das vezes, enganoso. Por causa dele se perdeu muitas oportunidades de lucro ao longo dos anos e estamos cheios de histórias para contar a respeito, desde 1973. O que se deve considerar então? O lucro. O lucro é mais importante que o preço. Mesmo que pequeno, quem tem sempre lucro nunca vai falir, é obvio. Mas, quem persegue preço, muitas vezes é obrigado a vender com prejuízo, quando chega o dia de pagar o banco, como aconteceu recentemente na safra 2016/17”. 

E SE SUBIR MAIS?

De acordo com a equipe de analistas da TF Agroeconômica: “Deixa subir. O importante é o seu lucro, não o número do preço. Nem sempre um preço maior significa lucro maior, como já demonstramos aqui em diversas ocasiões, através das nossas projeções de carregamento de posição. Mas, por via das dúvidas, divida a sua produção em 10 lotes e vá vendendo aos poucos, reservando alguma coisa para o futuro (quando foi plantada a safra passada ninguém previa o coronavírus, que elevou terrivelmente os preços do dólar e da soja, na sua esteira)”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.