CI

Lula confirma presença em solenidade da Embrapa

A Embrapa comemora amanhã 32 anos de trabalho voltados para o desenvolvimento do campo


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora nesta terça-feira (26-04) 32 anos de trabalho voltados para o desenvolvimento do campo e para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já confirmou presença na solenidade de aniversário, que contará também com o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. O evento será às 20h, no Centro Cultural da Embrapa, localizado na Sede da Empresa, em Brasília (DF).

Três tecnologias serão lançadas. A primeira, O Brasil em Relevo, é um trabalho inédito de mapeamento do território nacional a partir de imagens captadas do espaço, que mostram, de forma nítida e precisa, todo tipo de elevação ou desnível (montanhas, erosões, encostas etc). A segunda, o inseticida biológico para controle do mosquito transmissor da dengue; e a terceira, a máquina para abrir a castanha de caju, com capacidade para abrir até 200 amêndoas por minuto.

Haverá também a entrega do Certificado ISO 9001:2000 à Embrapa Meio Ambiente, primeira Unidade da Empresa e do Ministério da Agricultura a receber esse tipo de certificação. Além disso, a assinatura de um convênio entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no valor de R$ 6.105.478,00, que garantirá a realização de 62 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia voltados para o Programa Fome Zero.

A cerimônia será marcada ainda pela entrega de dois prêmios tradicionais da Empresa: o Frederico de Menezes Veiga, concedido anualmente a dois pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária nacional; e o Prêmio Embrapa de Reportagem, que na sua nona edição premiará reportagens de rádio, TV e veículos impressos voltadas para o tema Pesquisa Agropecuária e Sanidade Animal.

Durante o evento o público conhecerá também três novas publicações: Sol da Manhã- A Memória da Embrapa, de autoria de Irineu Cabral, que conta desde os atos preparatórios para criação da Empresa até os dias atuais, além dos avanços e dificuldades encontradas ao longo desses 32 anos; Da Monocultura ao Agribusiness- A História da Sociedade Nacional, que mostra o longo caminho percorrido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), permitindo que o leitor avalie o quanto essa instituição esteve presente em debates e decisões fundamentais da vida do país; e a obra Fermentação Alcoólica: Ciência e Tecnologia, que relata o extraordinário avanço tecnológico nos processos industriais de fermentação alcoólica do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.