CI

Luz ultravioleta guia abelhas para alimentação

Descoberta pode ajudar a direcionar as abelhas para áreas seguras


Ao instalar luz ultravioleta em culturas de flores, esses insetos chegam com mais facilidade e rapidez para extrair o néctar com o qual se alimentam. De acordo com Robert Mateo Ocampo García, aluno de Engenharia Eletrônica da Universidade Nacional da Colômbia, a luz gera interesse visual para as abelhas e ajuda-as a melhorar a navegação quando saem do favo de mel. 

A pesquisa indica que o poder sobre os dispositivos instalados anteriormente em floricultura, por exemplo, LEDs de luz branca, aumenta a densidade de abelhas próximas jardim. Nesse sentido, o professor Jorge Hernán Estrada, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, explica que quando as abelhas chegam às lavouras levam entre 20 e 30 segundos para se alimentar do néctar. 

"Do néctar a abelha produz o mel e a cera que ajudam a construir o seu favo de mel. Esses insetos também são responsáveis pela polinização, o que possibilita a produção de sementes e frutas na natureza ", afirma o professor. 

Em três dias ele observou o comportamento das abelhas quando elas chegaram às flores. Durante uma hora por dia, todos os dias, ele fez um registro fotográfico a cada 15 minutos, a 1,5 m dos potes, para analisar a preferência dos insetos aos estímulos.  

Como resultado, ele descobriu que os animais estavam mais próximos da flor que tinha luz ultravioleta. cerca de 45% das abelhas que foram observadas nos diferentes registros tomados. “Aqueles que foram para o pote sem LED, depois de alguns segundos eles se mudaram para a panela com luz ultravioleta", conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.