CI

MA: Senar participa do 1º workshop do agronegócio familiar em Balsas

O Senar participou, efetivamente, do 1º Workshop do Agronegócio Familiar, com palestras e cursos ministrados em seu estande


Foto: Divulgação

O Senar participou, efetivamente, do 1º Workshop do Agronegócio Familiar, com palestras e cursos ministrados em seu estande, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, no período de 27 de setembro a 1º de outubro. O evento foi uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), com apoio do Senar, do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindbalsas) e demais parceiros ligados ao setor produtivo rural.

O Senar levou para o local dois cursos de Formação Profissional Rural (FPR),  ‘Silagem para a bovinocultura’ e ‘Produção Artesanal de Alimentos – Bolos e salgados’, além de expor  em seu estande, as oficinas de ‘Transformação da raiz de mandioca’ e ‘Fabricação da cachaça’. Ambas se destacaram durante todo o período do evento, capacitando 24 produtores.

No curso de ‘Produção Artesanal de Alimentos – bolos e salgados’, o destaque foi a apresentação de 14 alunas em se uniram para comercializarem dos ‘produtos Artesanais São Cardoso’. O  grupo foi treinadas anteriormente, pelo Senar, no  curso, ‘Produção Vegetal de doces e compotas’.

“É um momento importante para a agricultura familiar e pequenos produtores do nosso município. A gente trabalha no Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, não só para o grande produtor, mas também para o pequeno. Este é um momento histórico, com novas tecnologias para toda a região”, afirma o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Daniel Lech, parceiro do sistema Faema/Senar, que a partir de novembro levará Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para atender as cadeias produtivas da piscicultura, fruticultura e bovinocultura de corte, por meio do programa Retorno Certo.

Agregar valor

Com o lema: "Incluir, Conservar e Produzir'', a iniciativa teve como ponto alto a transferência de tecnologia para o pequeno produtor, agregando valor ao seu produto, e tornando a Feira um encontro anual dos produtores da região.

“Eu tenho apenas que elogiar os instrutores do Senar. Já fiz mais de dez cursos ofertados pela instituição, e até então tenho observado uma grande melhora na minha produção. Eu tinha apenas uma leve noção de silagem. Daqui para frente, vou pôr em prática tudo que aprendi”, afirma o produtor rural Manuel Cardial.

Os cursos do Senar, aplicam à metodologia, teoria e prática, tendo como slogan: "Aprender a fazer Fazendo". Esse é o diferencial que atrai olhares de futuros parceiros, como por exemplo, a agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no município, que visitou o estande da instituição e conheceu os cursos. Em realização

“Quando você tem crédito, assistência técnica e conhecimento, isso nos traz segurança enquanto instituição financeira, porque sabemos que o crédito vai ser bem aplicado e certamente terá um retorno para nós e para o cliente. Quero parabenizar o trabalho feito pelo Senar”, declara o gerente geral do BNB, Isaac Costa.

“Eu estava preocupada por não ter uma renda para complementar a do meu esposo. Durante o curso me abriu os horizontes, pois eu vou poder produzir dentro da minha casa e vender por meio de anúncios na internet”, relata a produtora rural, Leila Resende.

Para a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, foram dias para realçar o que o Senar  proporciona ao produtor rural e fortalecer ainda mais essa parceria com o homem do campo.

“A nossa missão é a transferência de tecnologia e informação, e o Senar é um grande parceiro que quando nós o chamamos ele vem aqui nos ajudar sempre. Estou muito agradecida com isso”, ressaltou a empresária do agronegócio.

O superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, participar de eventos como este promovido pela Fapcen, é sempre um ponto positivo. “É mais uma oportunidade que se descortina para a instituição levar e disseminar tecnologias junto ao pequeno produtor rural”, declarou ele.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.