CI

MA: sistema de produção de cupuaçuzeiro é tema de curso em Rosário

Agerp vão realizar curso sobre o sistema de produção do cupuaçuzeiro


Foto: Pixabay

Embrapa Cocais, Embrapa Amazônia Oriental, Secretaria Municipal de Rosário e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp vão realizar curso sobre o sistema de produção do cupuaçuzeiro. O treinamento será de 2 a 4 de dezembro, em Rosário, município do Maranhão, e terá como base as boas técnicas de cultivo. 

O evento será realizado em duas comunidades: São Miguel, do dia 2 até a manhã do dia 3, e Fonte Grande, da tarde do dia 3 até dia 4. Em ambas as comunidades, as palestras vão abordar a respeito do sistema de produção, sistema agroflorestal e técnica de substituição de copa de cupuaçuzeiro. 

Segundo a pesquisadora Maria da Graça Rodrigues Ferreira, da Embrapa Cocais, o objetivo de capacitar produtores rurais, técnicos e estudantes na implantação e condução de pomares frutíferos, especialmente cupuaçuzeiro. “Os temas do curso também serão explanados no campo, para melhor aprendizagem dos temas propostos”. 

Sobre o cupuaçu - É uma das mais atraentes fruteiras da Amazônia. Devido às suas características de sabor e ao aroma de sua polpa, é empregado na produção comercial de sucos, licores e geleias. Isso, somado à facilidade de industrialização, fez com que nas últimas três décadas houvesse um aumento da demanda pela fruta, passando o cupuaçuzeiro de extrativista para a forma cultivada. Com isso, a ampliação do cultivo expandiu-se para outras regiões brasileiras e, desde então, instituições de pesquisa, especialmente na região Norte do Brasil, têm implementado programas de melhoramento enfatizando a seleção de materiais com características de alta produção de frutos, rendimento de polpa e resistência à vassoura de bruxa, principal enfermidade da cultura. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.