CI

Maçã mais nutritiva? Cientistas tentam

"É uma abordagem que nos permite entender melhor como a genética da maçã afeta a produção "


Foto: Pixabay

Cientistas da Ohio State University desenvolveram uma plataforma de análise de dados para melhorar o processo de melhoramento genético de maçãs, incluindo sabor, nutrição, resistência a doenças e outras características benéficas. Ela combina a genética por trás de características específicas e informações sobre centenas de compostos químicos (de açúcares e ácidos a um grande número de antioxidantes) em frutas. 

Ao mostrar as relações entre a genética e os compostos nas frutas da maçã, conhecidos como fitoquímicos, a plataforma tem o potencial de eliminar algumas das suposições e o tempo do processo de melhoramento - normalmente leva cerca de sete anos para ser concluído. A partir da combinação de variedades originais ao primeiro teste de sabor do novo tipo de maçã, e poderia levar décadas para criar uma variedade completamente nova. 

Além disso, pesquisas complementares sobre fitoquímicos que podem fornecer benefícios à saúde podem dar aos pesquisadores uma vantagem nos estudos para confirmar quais compostos oferecem a melhor oportunidade de desenvolver uma maçã mais nutritiva, disse a autora do estudo, Jessica Cooperstone, professora assistente de horticultura e ciências agrícolas em Ohio. 

“É uma abordagem que nos permite entender melhor como a genética da maçã afeta a produção de muitos compostos na maçã. Queríamos ajudar a desenvolver ferramentas que simplificassem esse processo e permitissem que as pessoas usassem os dados para tomar decisões sobre o processo de melhoramento da maçã ”, acrescentou. 

A Cooperstone é especializada em compostos químicos chamados metabólitos, que tornam as maçãs e os tomates nutritivos. Ela e seus colegas estão concentrados em descobrir como criar e cultivar as versões mais saudáveis possíveis dessas safras. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.