Maia quer extinção da tabela do frete

POLÍTICA

Maia quer extinção da tabela do frete

Ele afirmou que é contra qualquer tipo de “artificialidade” na economia
Por: -Leonardo Gottems
269 acessos

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a extinção do tabelamento do preço mínimo para o transporte rodoviário de cargas, mais conhecido como “Tabela do Frete”. A afirmação ocorreu durante o primeiro almoço do ano da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira (05.02). 

Nesse cenário, muitos empresários e entidades ligados ao agronegócio já iniciaram um movimento para conseguir derrubar a tabela, que foi criada para atender uma demanda dos caminhoneiros durante a paralização de onze dias no ano passado. A justificativa do presidente da Câmara e das entidades é de que os reflexos negativos desse tabelamento ainda estão sendo sentidos, como a queda da confiança de industriais e consumidores. 

De acordo com deputados que participaram da reunião, Maia afirmou que é contra qualquer tipo de “artificialidade” na economia, citando o tabelamento como um exemplo claro disso. No entanto, ponderou que qualquer esforço que venha a ser feito para modificar, editar ou revogar a lei, precisa de muito estudo e também de muita cautela para evitar prejuízos futuros. 

Do o outro lado os caminhoneiros já haviam sinalizado ao ex-presidente da República, Michel Temer, e ao atual, Jair Bolsonaro, que não permitiriam qualquer modificação na legislação que criou um piso mínimo para o transporte de cargas em rodovias brasileiras. Nesse cenário, a possibilidade de novas paralizações foi levantada pelos caminhoneiros. 

Dentro do governo a situação é ainda mais complexa e dificulta a revogação da lei, já que mesmo coma a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sendo contra, os ministros da Infraestrutura e da Cidadania, Tarcísio Freitas e Osmar Terra, defenderam o tabelamento. Segundo eles, é preciso encontrar outra alternativa antes de acabar com esta.  


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink