CI

Maior diversidade de gado contribui para o ecossistema

"Um dos maiores desafios para a humanidade é manter uma produção sustentável"


Pesquisadores da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), na Espanha, indicou que, aumentando a diversidade de herbívoros no campo e mantendo níveis similares de carga de gado, podemos promover a biodiversidade e a funcionalidade dos ecossistemas de pastagem. O pastoreio acaba afetando mais de 25% de todas as emergências terrestres e desempenha um papel fundamental na produção de alimentos, com especial importância nos países em desenvolvimento. 

No entanto, o pastoreio excessivo também pode ter consequências negativas nos ecossistemas terrestres, diminuindo sua biodiversidade e funcionamento e promovendo a desertificação. Nesse sentido, "um dos maiores desafios para a humanidade é manter uma produção sustentável de alimentos globalmente, o que nos permite alimentar milhões de novos habitantes da terra, promovendo a saúde de nossos ecossistemas", afirma o doutor da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), Manuel Delgado Baquerizo, coautor deste trabalho. 

O estudo indica que o aumento da diversidade de tipos de herbívoros pode promover a biodiversidade de plantas e insetos, sob condições de pastagem, e assim, promover indiretamente os vários serviços do ecossistema. Isso inclui maior produtividade de plantas, ciclagem de nutrientes e armazenamento de carbono em nossos solos, que de outra forma estariam presentes na atmosfera, entre outros serviços. 

A relação positiva entre a biodiversidade dos herbívoros e a biodiversidade de plantas e insetos também favorece indiretamente as associações entre os organismos do solo e suas funções ecossistêmicas. "Aprender a gerenciar nossos recursos no campo é fundamental para maximizar a produção de alimentos, ao mesmo tempo em que protegemos nossos ecossistemas", diz o dr. Ling Wang, da Universidade do Nordeste da China. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.