Maior infestação de pragas e doenças nos canaviais é tema preocupante

Cana-de-açúcar

Maior infestação de pragas e doenças nos canaviais é tema preocupante

Cana-de-açúcar pode sofrer com incidência de algumas pragas que afetam a produção agrícola e a qualidade da matéria-prima a ser industrializada
Por:
316 acessos

A cana-de-açúcar pode sofrer com incidência de algumas pragas que afetam a produção agrícola e a qualidade da matéria-prima a ser industrializada, ou seja, prejudicam a fabricação de açúcar e etanol. Mas existem maneiras para controlar essas pragas e esse foi o tema da 2ª aula/palestra agronômica promovida nesta semana pela UniUDOP em Araçatuba.

"O trabalho em cima de cada uma (das pragas) é o manejo bem específico", afirma o palestrante José Francisco Garcia, doutor em Entomologia com ênfase no Manejo Integrado de Pragas da Cana-de-açúcar pela Esalq/USP. Garcia ainda destaca que esse manejo é realizado com produtos químicos e biológicos. 

Dentre as pragas que acometem os canaviais, algumas se destacam por sua alta incidência. "Hoje o pessoal está mais focado e preocupado com uma doença chamada Antracnose, que é a podridão vermelha", destaca o palestrante Enrico de Beni Arrigoni, doutor em Entomologia pela Esalq/USP.

No encontro foram apresentados alguns estudos de caso sobre o controle de doenças fúngicas na Diana Bioenergia e o controle biológico desenvolvido pela Usina Santo Antônio. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink