Maior parte da produção de cana vai para a indústria

Agronegócio

Maior parte da produção de cana vai para a indústria

A indústria brasileira vai esmagar 86,47% (473,16 milhões t) da cana-de-açúcar que será colhida na safra 2007/08
Por: -Silvano
87 acessos

A indústria brasileira vai esmagar 86,47% (473,16 milhões t) da cana-de-açúcar que será colhida na safra 2007/08. Desse total, 46,9% vão para fabricação de 30 milhões de toneladas de açúcar e 53,1% para extração de 21,3 bilhões de litros de álcool, sendo 8,6 bilhões do tipo anidro (que é misturado à gasolina) e 12,7 bilhões do hidratado (usado nas bombas dos postos).

O resultado é da segunda pesquisa da safra atual anunciado pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi. Segundo ele, a produção nacional destinada ao setor sucroalcooleiro e a outros fins (cachaça, rapadura, alimentação animal, semente) será de 547,2 milhões de toneladas, número recorde e 15,2% superior à colheita do ciclo passado. Comparando-se ao período anterior, o açúcar diminuiu 0,61% (185,9 mil t), resultado do preço pouco remunerador do produto no mercado, que encolheu cerca de 40% no último ano. Já o álcool cresceu 21,9% (3,8 bilhões l), motivado principalmente pela grande demanda do etanol nos mercados interno e externo.

A área cultivada também aumentou 12,3%, saindo de 6,2 milhões de hectares na última safra para 6,9 milhões ha. A expansão ocorreu em todo país, com destaque para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Paraná. O trabalho de campo foi realizado por 44 técnicos, entre os dias 6 e 17 deste mês. Eles entrevistaram 346 representantes de usinas/destilarias e de 60 entidades, entre sindicatos, associações, órgãos públicos e privados. As informações são da assessoria de imprensa da Conab.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink