CI

Maior produção de leite depende de preço


Se as empresas garantirem preços remuneradores e verba para fomento, os agricultores gaúchos têm condições de ampliar em até 30% por ano a produção de leite. A avaliação é do presidente da Fetag, Elton Weber. "Se for atrativo financeiramente, os produtores vão corresponder." A diferença nos valores exercidos nos variados elos é um dos principais gargalos do setor.

O presidente da Comissão do Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, acrescenta que os preços ao consumidor final sofreram elevação recentemente, mas que os produtores não foram beneficiados pelo aumento. "A indústria já fala em redução, mas o pessoal ainda está com custo alto e a queda de produção permanece."

Dados da Fetag apontam que, devido à seca, o fornecimento de leite, que chegou a 9,2 milhões de litros por dia em setembro de 2008, está em 8 milhões de litros por dia.

O presidente do Sindilat, Carlos Feijó, diz que o preço ao consumidor caiu 10% em julho. A indústria, segundo o dirigente, registrou queda de 25% no valor recebido pelo leite.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.