Maior rebanho do Brasil recebe vacina contra aftosa

Agronegócio

Maior rebanho do Brasil recebe vacina contra aftosa

135 mil propriedades rurais do Mato Grosso têm até o dia 30 deste mês para aplicar a dose da vacina
Por: -Leilane Alves
820 acessos

A campanha de vacinação de bois e búfalos contra a febre aftosa será lançada em Mato Grosso nesta quarta-feira, dia 3 de novembro. O estado tem o maior rebanho nacional, somando quase 27,5 milhões de animais. Os responsáveis pelas 135 mil propriedades rurais do estado têm até o dia 30 deste mês para aplicar a dose da vacina em todos os animais.

Esta é a terceira etapa da campanha em Mato Grosso, que vacinou os animais de zero a 12 meses de propriedades de fronteira, em fevereiro, e os de zero a 24 meses em todo o estado, em maio. De acordo com o coordenador de Controle de Doenças dos Animais da Superintendência Federal de Agricultura, Roberto Renato da Silva, 129 médicos veterinários trabalham nesta mobilização. A frota disponível no estado é de 245 veículos para os 141 municípios.

Desde 1996, não são registrados casos de febre aftosa em Mato Grosso, que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença com vacinação. “A imunização do rebanho nas datas previstas é fundamental para manter o status atual e servirá como base para pleitearmos o status de livre sem vacinação”, diz. Ele explica que o método adotado na fronteira com a Bolívia é o de vacinação oficial, feita por veterinários estaduais.

A pecuária mato-grossense se caracteriza pela criação extensiva da raça zebu, um pouco mais voltada ao gado de corte. A região central do estado tem a maior concentração de bois. Após imunizar os animais, o pecuarista precisa apresentar o comprovante de vacinação na Unidade Local Veterinária mais próxima até 10 de dezembro de 2010. Mais informações pelo endereço eletrônico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso no http://www.indea.mt.gov.br/html/index.php.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink