CI

Maior safra de arroz, feijão e sorgo em Goiás

Conab divulgou seu 9º levantamento da safra brasileira 2019/20


Foto: Nadia Borges

Conab eleva a estimativa de produção goiana de arroz, feijão e sorgo em junho, porém reduz em 480 mil toneladas a produção de milho segunda safra.

Na manhã desta terça-feira (9), a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) divulgou seu 9º levantamento da safra brasileira 2019/20. Para Goiás, o destaque ficou por conta da estimativa maior da safra de arroz, feijão e sorgo, que registrou um crescimento de 7,4, 3,8 e 9,5% em relação à estimativa do mês anterior.

O crescimento da produção de arroz se deve à maior produtividade do arroz irrigado, que de acordo com a Conab, deverá ser 8,3% maior que na safra passada. No caso do feijão, o avanço está concentrado na produção do primeiro cultivo do feijão cores, que teve sua produtividade corrigida em 14%. Os números do feijão primeira safra refletem as condições climáticas por que esta cultura passou no fim de 2019. 

Por fim, o sorgo teve no mês de junho sua produtividade corrigida para cima, o que proporcionou um elevado crescimento na produção. Comparado a safra passada, o crescimento desta cultura no estado é de 35%. Este grão tem se tornado cada vez mais como uma opção para a segunda safra em Goiás, principalmente nas regiões de maior dificuldade climática na segunda época de plantio. 

Porém, o fato negativo do levantamento da produção goiana do mês de junho fica por conta do milho segunda safra, que registrou um recuo na estimativa de produção de 4,5% em comparação ao levantamento do mês anterior. 

Este recuou reflete a menor produtividade do cereal neste ano, devido complicações climáticas na reta final da safra, onde a falava de chuva impediu que as lavouras alcançassem seu potencial produtivo. 

Porém, devido a um crescimento de área plantada em relação a safra passada, de 13%, a produção goiana do cereal deverá ainda ser recordem na safra 2019/20, acima dos 10 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.