CI

Mais crédito para avicultura

Novo projeto para o setor deve melhorar o acesso do avicultor às linhas de crédito


Atualmente, o pequeno e médio produtor avícola têm dificuldades para ter acesso ao crédito rural oferecido pelo governo, em especial, ao Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra) e ao Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais (Moderagro). De acordo com o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), já está em andamento um novo projeto para o setor, que deve melhorar o acesso do avicultor, à estas linhas de crédito, através do fundo de aval. "Tivemos uma reunião com o ministro da agricultura e reforçamos para o secretário de política agrícola, que precisamos melhorar o acesso ao Moderinfra e Moderagro ao pequenos avicultores", afirma Turra. "O acesso à estas linhas de crédito através do fundo de aval está muito complicado".

Turra explica que o fundo de aval é uma espécie de "autorização" que o produtor precisa ter para conseguir o crédito. Hoje, o pequeno e médio produtor precisa colher o aval de empresas maiores, que fazem parte da cadeia produtiva. "Porém, as empresas ficam absolutamente com seu comprometimento de limite tomado, e por isso, não tem como ceder o aval", pontua o presidente da Ubabef. "É muito complicado para um integradora liberar o crédito, pois irá comprometer seus próprios limites".

De acordo com Turra, se o acesso do produtor ao Moderinfra e Moderagro melhorar, este não irá precisar contatar a empresa maior. "Se aprovado o aval, o avicultor já terá uma liberaçao do crédito e pagará apenas um seguro disto", explica. "A regulamentação dos procedimentos é feita diretamente pelo Mapa, sem intermédio da indústria".

Crédito- Hoje, o setor avícola conta com três linhas especiais de crédito - Moderinfra, Moderagro e Mais Alimentos. Nos três, o avicultor consegue bons valores, que serão parcelados com taxas de juros bastante atraentes. Para obter mais informações, o produtor deve se dirigir à qualquer instituição financeira, ou seja, o banco de sua preferência. Clique nos links e conheça todos os detalhes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.