CI

Mais de 100 cientistas franceses pedem biotecnologia agrícola

Ao nível da União Europeia, e em particular da França, existem amplas capacidades de investigação


Foto: Pixabay

A Associação Francesa de Biotecnologias Vegetais (AFBV), um grupo de mais de 100 pesquisadores e especialistas, faz um apelo público ao presidente Emmanuel Macron para apoiar a biotecnologia vegetal e a edição de genes na Europa. Em comunicado de imprensa, a AFBV procura o apoio do Presidente Macron para uma importante iniciativa que visa reduzir a dependência da União Europeia (UE) do uso de pesticidas sintéticos, durante a próxima presidência do Conselho de Ministros da UE a partir de 1 de janeiro de 2022. 

A AFBV indica que este objetivo só pode ser alcançado se houver alternativas com as mesmas características de eficiência. Entre eles, o AFBV destaca o valor de criar variedades de plantas que são geneticamente resistentes a doenças ou predadores e que requerem menos pesticidas para se protegerem. 

Ao nível da União Europeia, e em particular da França, existem amplas capacidades de investigação público-privadas capazes de desenvolver estas variedades de sementes, que são produtivas e, ao mesmo tempo, requerem menos insumos e produtos fitossanitários. “É necessário permitir que os investigadores da UE façam investigação com as ferramentas do século XXI. Muitos países agrícolas fora da UE já embarcaram neste caminho com sucesso” , afirma o comunicado da AFBV. 

“No entanto, no momento, a pesquisa europeia é politicamente incapaz de usar essas novas ferramentas na Europa para desenvolver novas sementes por falta de regulamentações adaptadas ao progresso da ciência”, indica. “É responsabilidade do nosso país comunicar esta mensagem de esperança alto e bom som aos nossos parceiros europeus”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.