CI

Mais de 115 mil litros de agrotóxicos são apreendidos no MT

Operação aconteceu na semana passada


Foto: Divulgação

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) apreenderam mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares em operação nas regiões sul e centro-norte do Mato Grosso, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro. A ação teve como alvo produtos contrabandeados, produzidos ilegalmente nas propriedades ou que não seguiam as normas de utilização e armazenamento.

As fiscalizações foram realizadas em 84 propriedades rurais de Sinop, Sorriso, Vera, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, no centro-norte, e Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo e Dom Aquino, no sul. Em alguns locais havia grandes produções ilegais de agrotóxicos, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nós encontramos os produtos escondidos de diversas formas”, conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Júlio César Alves de Lima. “Dentro de um ônibus antigo, em tonéis, tambores de graxa, plantadeiras e no meio de sacas de semente”, continua.

Os agrotóxicos produzidos de forma ilegal ou contrabandeados trazem um grande risco para os produtos e consumidores. Eles não contam com estudos de eficácia ou segurança e podem causar prejuízos à lavoura e à saúde.

A operação foi iniciativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o Indea/MT, e foi realizada em conjunto com Fiscais Estaduais Agropecuários da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.