CI

Mais de 2.000 animais em avaliação na 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Ao menos 2.000 animais participarão da avaliação, recorde em uma única etapa


Foto: Divulgação

Nos dias 17 e 18 de agosto, Barra do Garças (MT) recebe a 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade. Ao menos 2.000 animais participarão da avaliação, recorde em uma única etapa. A Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam a iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT).

“Barra do Garças tem promessa de uma grande etapa, tanto em quantidade de animais e pecuaristas participantes como em qualidade. Esperamos que os pecuaristas aproveitem ao máximo essa oportunidade de colocar seus trabalhos à prova e aprender novas técnicas com profissionais capacitados”, pontua Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Barra do Garças fica a 512 km de Cuiabá e tem grande importância para a pecuária. O rebanho do município conta, aproximadamente, com 450 mil cabeças de gado.

“Os criadores de Barra do Garças e região têm a oportunidade de mostrar o potencial dos seus rebanhos e contribuir para fomentar a economia da região. Inclusive, temos ali a BR-158, conhecida como a Estrada do Boi Branco”, destaca Aldo Rezende Telles, presidente da ACNMT.

Após a 13ª etapa em Barra do Garças, o Circuito terá mais 23 datas no calendário de 2021: Pedra Preta (MT), Rio Branco (AC), Colatina (ES), Nova Andradina (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Mozarlândia (GO), Senador Canedo (GO), Lins (SP), Naviraí (MS), Nanuque (MG), Anastácio (MS), Ponta Porã (MS), Itapetinga (BA), Andradina (SP), Teixeira de Freitas (BA) e Campo Grande (MS).

Neste ano, o Circuito conta com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. Trata-se de mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada.

Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Barra do Garças, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi pelos telefones (66) 3402-2982 ou (66) 99201-3846 – falar com Toninho e (66) 3402-2902 ou 99204-8229 – falar com Gabriel. Qualquer pecuarista pode participar da etapa de Barra do Garças com lotes a partir de 18 cabeças.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, já estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.