CI

Mais de 55% dos registros estão em MT

Doença compromete a produtividade das plantas e traz sérias perdas econômicas


Dos 43 casos de ferrugem asiática já confirmados pelo Consórcio Anti-Ferrugem nas lavouras de soja da safra 2011/12 no país, 19 estão em Mato Grosso. O Estado, que é o maior produtor nacional do grão e o 8° do mundo, lidera o registro da doença e responde por 55,8% das confirmações. Até o final da tarde desta quarta-feira (11), Lucas do Rio Verde (350 quilômetros ao norte de Cuiabá) contabilizava seis focos da doença, sendo o município com a maior concentração.


A doença está presente em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Primavera do Leste, Tapurah, Querência e Campo de Júlio. O primeiro foco, ocorrido cerca de 20 dias antes do que foi na safra passada, foi encontrado em uma lavoura comercial de Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá) e confirmado no último dia 2. A ferrugem é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A doença compromete a produtividade das plantas e traz sérias perdas econômicas ao produtor, visto que demanda mais fungicidas do que o habitual – quando se faz a prevenção ao fungo – e se colhe menos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.