Mais de 80% da safra de laranja de São Paulo é destinada à indústria

Agronegócio

Mais de 80% da safra de laranja de São Paulo é destinada à indústria

Área ocupada com laranja no estado soma 620 mil hectares
Por: -Mônica Simões
1449 acessos

O primeiro levantamento da safra de laranja realizado pela Conab e divulgado hoje no Ministério da Agricultura, aponta para uma produção de 292,7 milhões de caixas de 40,8kg da fruta no estado de São Paulo. Deste montante, 83,4 % (244,2 milhões de caixas) é destinado às indústrias processadoras de suco e 16,6% (48,5 milhões de caixas) para o mercado in natura. A área ocupada com laranja no estado soma 620 mil hectares, e a produtividade média desta é de 1,7 caixa/pé.

Este levantamento é inédito na Companhia, que incluiu a fruta na lista de produtos estudados e pretende expandir as pesquisas para os principais estados produtores de laranja. Segundo o estudo, a colheita foi antecipada devido às condições climáticas e mais de 80% da produção foi colhida entre junho e outubro. Outra observação feita foi o atual deslocamento dos pomares para a região sudoeste do estado, que possuem terras mais baratas e melhores condições para o controle fitossanitário e clima favorável.

O projeto é resultado de uma parceria firmada pela Conab com a Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). O estudo foi feito por amostragem estatística, seguindo o critério de segmentação. Os dados foram coletados entre agosto e setembro deste ano, com informações referentes ao período da safra agrícola 2009/2010. A estimativa final desta safra ainda será realizada em novembro.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink