CI

Mais de cem projetos são submetidos para desenvolvimento em café


Sexta-feira (21) foi o último dia para envio de projetos pelos pesquisadores interessados em participar da Chamada 20/2009 do Programa de Pesquisa em Café, coordenado pela Embrapa Café. Até o fechamento do prazo, 102 projetos foram recebidos por meio da página http://www.sapc.embrapa.br/chamada/chamada.php. Desses, 54 foram submetidos para desenvolvimento dentro do tema Competitividade e Sustentabilidade - Macroprograma 2, 31 para o tema Desenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio - Macroprograma 3, e 17 projetos foram submetidos para o tema Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Macroprograma 4.

Segundo Paulo Cesar Afonso Júnior, secretário executivo da CTP/Café o número de propostas apresentadas ficou dentro das expectativas da Embrapa Café. O que foi interessante, para ele, foi o número de projetos apresentados para desenvolvimento dentro do Macroprograma 4 - 17% do total - já que essa é a primeira vez que o Programa de Pesquisa em Café abre chamada para o desenvolvimento de projetos nessa área.

Agora, com o fim do recebimento de propostas, iniciou-se a fase de avaliação de conformidade dos projetos, ou seja, é o período para verificar se todos os projetos se enquadram nas determinações constantes da chamada 20/2009. Após essa análise, os projetos que não forem eliminados por inconformidade seguirão para análise pelos consultores ad hocs, que irão promover a aprovação técnica das propostas.

Ao final dessa etapa, as propostas serão submetidas para aprovação pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) que é o órgão máximo a quem cabe a decisão das pesquisas e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos pelos pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

O prazo para divulgação dos resultados é 31 de outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.