CI

Mais duas mortes pela gripe de aves no Vietnã


Autoridades do Vietnã confirmaram ontem a morte de duas crianças. Elas estavam infectadas pela chamada "gripe de aves", no que parece ser um novo surto da epidemia. A Malásia declarou o país livre deste mal que matou 34 pessoas em toda a região há cerca de um ano.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais da Cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon), Vinh Chau, informou que as crianças tinham 6 e 9 anos de idade. O vietnamita Thach Phung, de 9 anos, morador da província de Tra Vinh (sul), morreu quarta-feira desta semana.

Os especialistas acham que Thach Phung se contagiou pelo contato direto com aves infectadas, dado que em sua província foi detectado um novo surto da gripe do frango da cepa H5N1 no mês passado. Já o menino de 6 anos morreu em 30 de dezembro no hospital Dong Thap (sul), também infectado pelo vírus da gripe avícola.

Outros dois jovens, uma menina de 16 anos e um menino de 14, também vêm sendo acompanhados com sintomas da doença. A infecção se manifesta com febre alta, superior a 38° C, e problemas respiratórios, sintomas que podem ser confundidos com os da gripe comum ou de outra doença.

O vírus N5N1, o único que afeta humanos, é transmitido mediante o contato direto com a ave infectada, como pôde comprovar a Organização Mundial da Saúde (OMS). O H corresponde à hemaglutinina e o N à neuraminidase, os antígenos do vírus para os quais não há vacina.

Nas aves de granja, a doença provoca o avermelhamento dos olhos e a decomposição do fígado, o que produz sua morte.

O ressurgimento no Vietnã ocorre com a chegada do inverno e após um ano da confirmação da presença da "gripe de aves" no leste da Ásia.

A OMS adverte o risco de mais surtos em aves, possivelmente acompanhados de casos humanos esporádicos, por causa da queda das temperaturas".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.