CI

Mais recursos para Tocantins

Presidente da CNA/FAET pede ao Ministro da Agricultura investimentos no Centro Agrotecnológico de Palmas e liberação do plantio de algodão transgênico no Estado


Presidente da CNA/FAET pede ao Ministro da Agricultura investimentos no Centro Agrotecnológico de Palmas e liberação do plantio de algodão transgênico no Estado
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), senadora Kátia Abreu, reuniu-se nessa quarta-feira (04-04), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, para pedir apoio financeiro do Governo federal para melhoria da estrutura do Centro Agrotecnológico de Palmas, no Tocantins. Também solicitou a liberação do plantio de algodão transgênico no Estado.

O centro abriga várias vitrines tecnológicas direcionadas para o setor, incluindo áreas plantadas com florestas e árvores frutíferas, lavouras de cereais, além de áreas específicas destinadas à criação de peixes e bovinos, entre outras atividades agropecuárias. Todas essas vitrines podem ser avaliadas pelos produtores, estudantes e técnicos extensionistas que visitam o centro.

O montante solicitado foi de R$ 5 milhões para construção de um auditório e de um alojamento para abrigar os visitantes que se deslocam de outras regiões do Tocantins e também de outros Estados para conhecer as atividades desenvolvidas em Palmas. Na reunião, o ministro sugeriu que o Centro Agrotecnológico passasse a ser uma referência para toda a região Centro-Norte do País. A presidente da CNA e da FAET avaliou como positiva a proposta do ministro. Ela lembrou que está instalada em Palmas a unidade de aqüicultura e pesca da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Para a senadora Kátia Abreu, a reestruturação do Centro Agrotecnológico vai contribuir para a difusão das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na unidade da Embrapa.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, participou da reunião. Ele convidou o ministro para participar da 12ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico. O ministro confirmou que estará presente na Agrotins.

A presidente da CNA/FAET também solicitou ao ministro a liberação para plantio de algodão geneticamente modificado no Tocantins. O Estado é considero “zona de amortecimento” em função de sua localização geográfica. De acordo com Mendes Ribeiro, o MAPA vai encaminhar um ofício à ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, para tentar solucionar o impasse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.