CI

Mais um grupo participa do curso de Bovinos de Leite

Os alunos são filhos de produtores rurais


O Centro de Qualificação de Agricultores de Erechim (Cetre) está realizando mais uma edição do curso de Bovinos de Leite. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (18/07) e se estende até a quinta-feira (21/07) para uma turma de 14 participantes, dentre alunos do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando e produtores. Também integra a turma um acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Dois jovens são do município de São Pedro das Missões e os demais da região do Alto Uruguai. Os alunos são filhos de produtores rurais cuja atividade leiteira integra as principais ações econômicas da propriedade. 

O conteúdo teórico e prático está sendo ministrado pelos instrutores Darci Dalastra, Valmir Dartora, Walmor Gasparin e pela extensionista social Nádia da Rosa. Na capacitação são repassadas orientações sobre sistema de alimentação das vacas, manejo das pastagens (planejamento, implantação, piqueteamento), sanidade (principais doenças e prevenção), custo de produção, criação da terneira e novilha, manejo e ordenha higiênica, entre muitos outros temas ligados à atividade leiteira.

Abertura - O grupo recebeu as boas-vindas do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Nilton Cipriano Dutra de Souza, e do coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira. "É importante que vocês apliquem nas propriedades os conhecimentos adquiridos no curso". Também lembrou que os produtores precisam estar enquadrados na legislação para produzirem leite com qualidade e observou que os técnicos da Emater/RS-Ascar vão continuar dando acompanhamento aos trabalhos. 

Além do curso de Bovinos de Leite o Cetre oferece outros oito cursos: Boas Práticas de Fabricação, Citricultura Básica, Gestão em Agroindústrias, Panificação e Farináceos (pães, biscoitos e bolachas), Bolos e Tortas, Secagem de Armazenagem de Grãos e Massas frescas. Mais informações podem ser obtidas nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar ou no Centro de Qualificação de Produtores (Cetre) (54) 3321-0973.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.