CI

Mais um município aguarda o registro de indicação geográfica de procedência na região produtora de queijo

São João Batista do Glória, no Sul mineiro,  está iniciando o processo para se integrar oficialmente à região produtora do Queijo Minas.


São João Batista do Glória, no Sul mineiro,  está iniciando o processo para se integrar oficialmente à área de abrangência da região produtora do Queijo Minas Artesanal, conhecida como Canastra. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou o estudo de caracterização técnica do município, objetivando esse fim. O passo é necessário para que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)  também conceda ao município,  o registro de Indicação Geográfica (IG),  na modalidade Indicação de Procedência (IP).

Se for admitido, São João Batista do Glória será o oitavo município das redondezas e proximidades do Parque Nacional da Serra da Canastra a ser reconhecido como  integrante do grupo de produtores que fabricam Queijo Minas Artesanal da Canastra. Os outros municípios que já fazem parte da região produtora desse típico queijo mineiro e  possuem o registro da IG de procedência são: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapiraí. Estes municípios possuem várias particularidades naturais, socioculturais e econômicas em comum, encontradas somente nesta região. Entre elas, o modo de se fazer e consumir o queijo artesanal.

O gerente regional da Emater-MG em Passos, Frederico Ozanam de Souza, explica que o processo agora é apenas burocrático, uma vez que a Associação dos Produtores de Queijos da Canastra (Aprocan), detentora da marca “Região do Queijo da Canastra”,  já aprovou a entrada de São João Batista do Glória. “Há dez anos os produtores do município reivindicam isso. A Emater já está realizando a caracterização para instrumentalizar tecnicamente o pedido do Estado ao INPI, que pode autorizar o município a utilizar a marca”.

De acordo com o gerente, cerca de 30 produtores locais deverão ser beneficiados diretamente com a medida. “Do ponto de vista econômico, isso vai representar um importante ganho para os produtores de queijo do município, pois vai agregar valor ao produto, aumentando a renda deles,  ressalta.  Segundo Frederico, o queijo artesanal produzido no município hoje está em torno de R$ 18 o quilo, mas com o selo do INPI deverá ser comercializado em R$ 30.  Um aumento significativo de 67%.

Produtora familiar promete investir

A produtora familiar Luciana Rita Soares Vilela aguarda ansiosa o registro do INPI e faz planos. Dona de uma pousada rural, que ela e o marido tocam em sociedade com parentes,  Luciana conta que,  por enquanto, eles fazem queijo do tipo frescal pra consumo e venda aos hóspedes da casa, mas que já planejam investir no autêntico queijo minas da região da Canastra .  “Produzimos o queijo frescal, que é feito de leite aquecido e coalho, mas queremos fabricar o queijo curado.  Estamos nos preparando para fazer a sala de maturação”, revela.

Na avaliação da produtora, a inclusão de São João Batista da Glória na região da Canastra vai motivar mais os produtores de queijo e  de leite da região, uma vez que a renda tende a aumentar. “Acho que vai melhorar muito para os nossos pequenos produtores, pois atualmente a fabricação de queijo  aqui não cobre as despesas com a produção de leite. Acredito que agora,  muitos vão fabricar o Queijo Minas Artesanal da Canastra”, argumenta.

É considerado Queijo Minas Artesanal, aquele que é feito a partir de leite cru, não pasteurizado, utilizando o fermento lácteo natural “pingo”, e a prensagem manual.  A sua confecção carrega toda uma tradição no modo de fazer, além das  influências dos fatores físico-naturais, como as pastagens que alimentam o gado e as bactérias específicas dos microclimas de cada uma das regiões produtoras. O tempo de maturação (cura) do queijo também é um diferencial, pois confere aparência e sabor peculiar, conforme a região onde é produzido.  O estado é divido em sete regiões produtoras:  Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serro, Serra do Salitre e Triângulo Mineiro. Duas delas, Canastra e  Serro são reconhecidas por IG  do tipo Indicação de Procedência.

A concessão do IG pelo INPI,  órgão vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços,  protege o produto de eventuais falsificações em sua composição, garantindo a procedência dele o que aumenta a sua competitividade em relação a outros.  A IG pode ser de Denominação de Origem ou de Procedência, como é o caso do Queijo Minas Artesanal da Canastra e do Serro.  A Indicação de Procedência  refere-se  ao nome do local que se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar determinado serviço.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.