CI

Major Vieira comercializa 264 animais em leilão virtual

Evento 100% on-line ofertou bovinos de alta qualidade assistidos pela ATeG


Foto: Divulgação

O primeiro Leilão Virtual de bovinos promovido, na última semana, pelo Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira, com apoio do Sistema FAESC/SENAR-SC, foi um sucesso. Ao todo, foram comercializadas 264 cabeças de gado, totalizando um valor de R$ 988.320,00 com preço médio de R$ 13,24 por kg/vivo. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da empresa leiloeira Tarumã Remates.

O presidente do Sindicato do Produtor Rural do município e vice-presidente de Secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), João Francisco de Mattos, ressalta que foram vendidos animais de 38 lotes de nove produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR/SC nos municípios de Major Vieira, Canoinhas, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Timbó Grande. “Foi a primeira feira virtual e graças ao apoio da Prefeitura, dos produtores rurais interessados em comercializar a produção, do sistema FAESC/SENAR e dos patrocinadores, o evento atendeu as nossas expectativas”, destaca Mattos.  

O objetivo, segundo ele, foi remunerar melhor o produtor, valorizar a qualidade do produto, criar uma nova avenida para a comercialização dessa produção, além de demonstrar a importância da assistência técnica e gerencial promovida pelo ATeG nas propriedades. “Tivemos acesso de 66.927 pessoas. “Queremos agradecer aos produtores rurais, aos compradores e dizer que o sistema FAESC/SENAR, com a assistência técnica, está criando novos caminhos para que tenhamos as melhores carnes com uma nova forma de comercialização”. 

O formato virtual representa uma maneira de assegurar o comércio dos animais sem gerar aglomerações  e poderá ser realizado por outros sindicatos por meio do ATeG.  “Os leilões virtuais têm uma dimensão muito grande, com leque maior de compradores. É uma oportunidade para os pecuaristas ampliarem a divulgação e assegurarem melhor a venda desses animais das melhores raças europeias que se destacam pela alta qualidade genética, sanitária e nutricional”, observa Mattos.  

O médico veterinário e técnico de campo da ATeG em Major Vieira, Valdecir Olegini, detalha que os produtores ofertaram terneiros e terneiras recém desmamados, bovinos de engorda e novilhas das raças Charolês, Angus, Aberdeen-Angus, Brangus, Brahman, Hereford e Tabapuã. “São animais de alta qualidade e desempenho reprodutivo considerados nobres na pecuária de corte e voltados para exportação. A inseminação artificial orientada pelo programa ATeG melhorou muito a qualidade destes rebanhos e é um dos destaques do leilão”.

A Assistência Técnica e Gerencial atende atualmente 30 produtores da região e é desenvolvida pelo SENAR/SC no município há quatro anos. Segundo o médico veterinário, o programa contribuiu para o aumento anual de 15% da produção e da renda das famílias atendidas no período. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.