Mamão do extremo sul da BA recebe certificação
CI
Agronegócio

Mamão do extremo sul da BA recebe certificação

Cinco prpriedades receberam a certificação PIF(protocolo brasileiro) e EurepGap(protocolo europeu)
Por:

Áreas de produção de mamão do extremo sul da Bahia foram, recentemente, certificadas pelo sistema de Produção Integrada de Frutas (protocolo brasileiro) e EurepGap (protocolo europeu). O trabalho foi coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, do município de Cruz das Almas (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As propriedades certificadas foram as Fazendas Guaíra (Prado), Gondo (Nova Viçosa) e Nova Estrela e Bello Fruit (Mucuri). Adicionalmente, o packing house (casa de embalagem) da fazenda Bello Fruit também foi certificado. Segundo o coordenador do projeto de Produção Integrada de Mamão, o pesquisador Jailson Lopes Cruz, esses resultados são altamente relevantes para a fruticultura brasileira porque podem ajudar a dinamizar as exportações e a gerar emprego e renda da região. “O programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) foi concebido como prioridade estratégica do Ministério da Agricultura, que estabeleceu como objetivo principal elevar os padrões de qualidade e competitividade da fruticultura brasileira ao patamar de excelência requerido pelo mercado internacional.

Segundo o pesquisador, o processo de Produção Integrada tem como foco minimizar perigos que ameacem o meio ambiente e a segurança alimentar. Com a certificação, os consumidores brasileiros podem ter acesso a frutos de mamão de qualidade, com níveis de resíduos bem abaixo dos limites máximos permitidos pelas legislações brasileira e européia. Além disso, o programa conta com rastreamento do processo produtivo.

Para receber a certificação, os produtores participaram de diversos treinamentos sobre produção e manejo da fruta, além de aspectos relacionados a auditorias. Segundo Jailson, no âmbito do projeto de Produção Integrada de Mamão foi possível difundir, junto aos agentes da cadeia do agronegócio do mamão, um conjunto de métodos e processos de produção, com visão integrada – tecnicamente mais eficientes e poupadores de insumos -, visando ao aumento da produtividade, à melhoria da qualidade e à sustentabilidade da atividade. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink