CI

Mandioca ocupa o 2º lugar em produção em Rondonopólis (MT)

Os produtores que não estão envolvidos com o cultivo do gado leiteiro se entregam à produção de mandioca


Os produtores que não estão envolvidos com o cultivo do gado leiteiro se entregam à produção de mandioca e frutas como mamão-papaia, côco, manga, abóbora, melancia e hortaliças, entre outros. No caso da mandioca, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Adão Hipólito Garay da Silva, explica que apesar de apresentar um grande número de produtores, não reflete na produção significativa da mercadoria.

O excesso de produção é levado às feiras para venda informal com a raiz bruta e em farinha. O secretário revelou que há também pequenos produtores que vendem a mandioca descascada e congelada a algumas redes de supermercados locais. “Tem culturas diversificas, tudo em pequenas quantidades”, disse.

As hortaliças em Rondonópolis são cultivadas na periferia, concentradas nas chácaras. As regiões do Globo Recreio e Lourencinho destacam-se no cultivo de hortaliças foliares. Os legumes não apresentam fortes cultivares na cidade e por isso os supermercados e estabelecimentos têm que importar especialmente de São Paulo.

O secretário destaca que a produção de hortaliças não é tão representativa por exigir do produtor uma dedicação profissional. “Não é coisa de amador”, afirmou. Por isso, os produtores, além do cuidado com a planta no florescimento, precisam absorver tecnologia e entender do processo de pós-colheita, refletindo no processo de logística.

“Os que dão certo são os que tem uma visão mais ampla, ou são famílias inteiras que se dedicam ao cultivo”, analisou. Por ser comercializada de maneira informal, a secretaria municipal de Agricultura e Pecuária não tem dados concretos sobre a venda de hortaliças no município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.