CI

Manejo de percevejos no sistema soja-milho é tema de workshop

O evento contará com aproximadamente 100 participantes


A Embrapa Soja e o Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) promovem nos dias 18 e 19 de maio de 2016, na Embrapa Soja, em Londrina (PR) o Workshop Discussão da pesquisa sobre o manejo de percevejos no sistema de produção soja-milho. Dos insetos que atacam a cultura da soja, os percevejos que são sugadores de vagens e grãos são considerados os mais importantes pelo impacto provocado no rendimento dos grãos e na qualidade das sementes. Na soja, existe um complexo de espécies de percevejos, mas é o percevejo-marrom Euschistus heros a espécie predominante nas lavouras do Brasil.

De acordo com a pesquisadora Divania de Lima, coordenadora do evento, o Workshop permitirá o compartilhamento dos resultados de pesquisa obtidos por diversas instituições. Além de auxiliar na priorização de linhas de pesquisa que contribuam para maior entendimento da dinâmica do complexo de percevejos no sistema de produção soja-milho, visando o controle dessa praga.

O evento contará com aproximadamente 100 participantes, entre pesquisadores, representantes da pesquisa das indústrias de inseticidas, técnicos de cooperativas e de assistência técnica do Estado do Paraná.

O Workshop pretende discutir a ocorrência dos percevejos no sistema de produção soja-milho nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Também será dado enfoque para os métodos de amostragem das pragas, ao comportamento dos percevejos nas culturas da soja e do milho, ao manejo adequado na pré e na pós-colheita, apresentação de tecnologias que favoreçam a aplicação de inseticidas, resistência de percevejos a diferentes grupos de inseticidas, entre outros temas.

Acesse a programaçãohttps://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/12618644/manejo-de-percevejos-no-sistema-soja-milho-e-tema-de-workshop 

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.