Manejo hídrico reduz consumo de água na pecuária

Agronegócio

Manejo hídrico reduz consumo de água na pecuária

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o manejo hídrico adequado na propriedade rural que contribui para reduzir o consumo de água.
Por:
617 acessos

O Dia de Campo na TV vai falar sobre o manejo hídrico adequado na propriedade rural que contribui para reduzir o consumo de água na agropecuária e tornar a atividade mais rentável. Com o aumento no consumo de produtos de origem animal, a pressão da atividade pecuária sob os recursos hídricos vem aumentando. É preciso que o produtor adote em suas rotinas práticas hídricas corretas para manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável.

De acordo com o pesquisador Julio Palhares, o monitoramento do consumo de água na propriedade fornece ao produtor informações para auxiliá-lo na tomada de decisão sobre os aspectos produtivos, econômicos, sociais e ambientais na fazenda. No entanto, não é comum o pecuarista conhecer esse consumo de água, o que poderia otimizar o uso desse recurso e reduzir os custos da produção animal.

Além da melhor gestão da água na propriedade, o manejo hídrico é uma importante ferramenta para a preservação e conservação dos recursos naturais. São várias alternativas para uma gestão adequada da água nas fazendas: irrigação noturna, reutilização da água da lavagem para fertirrigação, instalação de hidrômetros, reuso de efluentes, e outras. O impacto ultrapassa a cerca da propriedade, com reflexos positivos em toda a cadeia de produção até o consumidor final. O monitoramento do consumo de água garante ao produtor informações para auxiliá-lo na tomada de decisão. Por isso, é importante educar os profissionais agropecuários e capacitar os produtores rurais para a internalização do manejo hídrico.

O Dia de Campo na TV "Manejo hídrico reduz consumo de água na pecuária" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir das 19h30

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink