CI

Mangalarga divulga calendário da Copa de Andamento 2012

Etapa Aberta de Jundiaí abrirá a competição, cujo principal objetivo é valorizar o andamento progressivo, equilibrado e macio do Cavalo de Sela Brasileiro


Etapa Aberta de Jundiaí abrirá a competição, cujo principal objetivo é valorizar o andamento progressivo, equilibrado e macio do Cavalo de Sela Brasileiro

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) já definiu o calendário da sua tradicional Copa de Andamento. A programação do campeonato contará este ano com nove etapas abertas, todas elas chanceladas pela Lei de Incentivo ao Esporte.


A abertura da competição está marcada para a cidade paulista de Jundiaí, nos dias 28 e 29 de abril. Em seguida, a Copa passará pela mineira Guaxupé (26 e 27 de maio), pela paulista São Sebastião da Grama (16 e 17 de junho), pela paranaense Londrina (21 e 22 de julho), pela mineira Uberaba (28 e 29 de julho) e pelas paulistas Amparo (25 e 26 de agosto), São João da Boa Vista (1 e 2 de setembro) e Jaú (27 e 28 de outubro). A etapa final, por sua vez, está agendada para os dias 24 e 25 de novembro.

Considerada a mais importante competição funcional do cavalo Mangalarga, a Copa tem como principal objetivo valorizar uma das mais importantes características da raça, justamente seu andamento progressivo, equilibrado e macio. Por este motivo, durante as etapas da competição, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição. E apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses e mais de 60 meses. Além disso, os cavalos castrados também possuem uma categoria exclusiva.

A Copa de Andamento tem, entretanto, outro importante objetivo, o fomento da raça. Dessa maneira, além das etapas abertas, que possuem um peso maior no sistema de credenciamento para a prova final, a competição também contará com etapas regionais, realizadas em diversos estados do País.


Lei de Incentivo

Esta será a segunda temporada em que a Copa de Andamento contará com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. Afinal, no fim de 2011, o Ministério do Esporte reconheceu a seriedade com que a ABCCRM vem desenvolvendo o Projeto Desportivo Mangalarga e renovou o incentivo a este importante evento do Cavalo de Sela Brasileiro.


O Ministério do Esporte autorizou ainda uma expressiva ampliação do projeto. Assim, o número de etapas beneficiadas passou de cinco, em 2011, para nove, nesta temporada. E o montante que será dedicado à competição, por meio de benefício fiscal concedido às empresas que apóiam a iniciativa, aumentará em R$ 300 mil, alcançando o total de R$ 520 mil.

Da mesma forma que ocorreu na temporada passada, a Lei de Incentivo ao Esporte deverá garantir um expressivo fortalecimento da Copa de Andamento, possibilitando o aprimoramento da estrutura da competição e a intensificação e valorização desta prática desportiva de alto rendimento típica do cavalo Mangalarga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.