CI

Mangalarga marca presença na Expointer 2010

Disputa cavalo versus moto será uma das atrações da programação da raça no maior evento agropecuário da América Latina


Disputa cavalo versus moto será uma das atrações da programação da raça no maior evento agropecuário da América Latina

O Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, presidido pelo selecionador Eduardo Finco, promoverá entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro a Exposição Mangalarga de Esteio (RS). O evento, que estará entre as atrações da Expointer 2010, contará com julgamentos morfológicos, provas funcionais e uma ampla programação social.

Os julgamentos terão início na tarde do dia 27 sob o comando do jurado Silas Eduardo Freire. Previstos para acontecer nas pistas 14 e 15 do Parque de Exposições Assis Brasil, prosseguirão até a o final da tarde do dia 29, quando serão conhecidos os grandes campeões da mostra, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Já a prova de cinco tambores abrirá, a partir das 13h deste sábado (28), a programação funcional da exposição, que incluirá ainda disputas de seis balizas, três tambores e maneabilidade. O evento mangalarguista será palco ainda de outros dois aguardados eventos: o Campeonato Brasileiro de Função da Raça Mangalarga, que acontece na manhã do sábado 4 de setembro, e a Prova Festiva de 6 Balizas Cavalo contra Moto, prevista para ocorrer na tarde do mesmo dia.

Aprimoramento constante

As exposições representam uma ferramenta importantíssima na busca por equinos equilibrados, que conjuguem beleza e funcionalidade. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos critérios, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela, proporcionando assim um constante aprimoramento da raça Mangalarga.

Entre os itens avaliados pelos jurados nos julgamentos mangalarguistas estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados dessa lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça. Exatamente por isso, criadores e expositores de todo País trabalham com afinco para que produtos de seus criatórios acumulem resultados expressivos no decorrer da temporada.

A Exposição Mangalarga de Esteio, que pretende levar uma boa dose da beleza e versatilidade da raça ao público gaúcho, será a 28ª etapa do Ranking 2010. Iniciada no mês de março, na cidade paulista de Tietê, a disputa passará pelas cinco regiões brasileiras, totalizando 31 mostras.

Mais informações no endereço www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11)3673-9400.

As informações são da assessoria de imprensa do Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.