CI

Mantega cita recuperação das commodities como melhoria econômica

Mesmo com crise o ministro ressaltou a recuperação das commodities e a desvalorização do real e o aumento do crédito


O ministro da fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (15) que entre as melhorias percebidas no início de 2009 na economia brasileira, mesmo diante da crise financeira internacional, estão a recuperação das commodities (basicamente produtos de origem agrícola e minerais, com cotação mundial em dólar), a desvalorização do real impulsionando a agricultura – o que refletirá no bom desempenho da safra 2208/2008 – e o aumento do crédito.

“O preço da commodities está melhorando, o que já é bom, para a agricultura do Brasil. Vamos ter a segunda maior safra que já tivemos”, disse durante audiência promovida pelas comissões especiais que analisam os efeitos da crise e pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Finanças e Tributação, na Câmara dos Deputados.

O ministro citou também a melhoria do setor de energia e gás, impulsionado pela Petrobras, e a recuperação dos setor automotivo e de motos como colaboradores do enfrentamento. O setor da construção civil também registrou melhoria, segundo ele.

Mas, ele destacou ainda problemas no setor siderúrgico, principalmente no tocante às exportações, no de bens de capital (máquinas e equipamentos) e no de têxteis e calçados, como os entraves para um impulso maior da economia nesses primeiros meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.