JBS Sem Fronteiras

Mão de obra de Mato Grosso exportada para o Canadá

O objetivo levar a mão de obra brasileira, altamente especializada, à operação da Companhia em outros países
Por:
475 acessos

O Brasil é um dos principais produtores de carne bovina do mundo e é em Mato Grosso, Estado com vocação natural para a atividade, que se encontram boa parte dos profissionais mais experientes do mercado. Por essa razão, em 2015, a JBS criou o programa JBS Sem Fronteiras, que tem como objetivo levar a mão de obra brasileira, altamente especializada, à operação da Companhia em outros países para que esses profissionais possam aprimorar os conhecimentos dos colaboradores locais.

O desossador Wesley Souza Nascimento, experiente profissional queatuou durante cinco anos na unidade de Barra dos Garças (MT) da JBS, foi para a planta canadense da Companhia com o objetivo de ensinar como são feitos os cortes de carne bovina para venda no varejo.

Em sua trajetória profissional, Wesley se destacou por seu desempenho e eficiência operacional, em especial por sua habilidade na área de cortes de carne, conhecida como desossa, uma das mais importantes atividades dentro de uma fábrica. Para tirar o máximo da oportunidade oferecida pela empresa, o colaborador se inscreveu no programa JBS Sem Fronteiras e foi um dos 15 selecionados entre as 180 pessoas inscritas no Brasil. Mudou-se para a cidade de Brooks, no Canadá, em julho de 2016, com o objetivo de compartilhar sua experiência.

“A possibilidade de crescer dentro do grupo foi a minha grande inspiração para participar do programa. Além disso, a curiosidade de conhecer novas culturas foi um importante motivador”, diz o desossador que, depois de um ano e meio no novo país, pretende aprimorar seu conhecimento da língua inglesa para conseguir a residência permanente no Canadá, bem como crescer profissionalmente na unidade canadense.

O Brasil é o país com mais profissionais capacitados na indústria de proteína animal, preparados para maximizar o rendimento da carne bovina. “O Estado de Mato Grosso, em especial, destaca-se por seu pioneirismo em vários aspectos relacionados à cadeia da carne bovina e é referência em segurança dos alimentos”, comenta Renato Costa, presidente da JBS Carnes.

JBS SEM FRONTEIRAS - Criado em 2015, o projeto tem o objetivo de valorizar a mão de obra de sua equipe, bem como compartilhar os benefícios da presença global da Companhia com seus colaboradores. “Com isso, pretendemos proporcionar o desenvolvimento e agregar um diferencial competitivo às carreiras de nossos colaboradores bem como fortalecer suas habilidades já existentes”, explica Renato Costa.

Só no primeiro ano, o processo seletivo contou com 180 inscritos para 15 vagas disponíveis. Na ocasião, foram selecionados desossadores que vieram de sete estados brasileiros e foram morar em Brooks, município canadense de aproximadamente 13 mil habitantes.

Atualmente, além de Wesley, mais oito colaboradores participam do programa no Canadá. Os selecionados receberam apoio em todas as etapas de imigração bem como total assistência no processo de adaptação ao novo local de trabalho. Antes da chegada ao Canadá, a JBS também ofereceu aulas de iniciação à língua inglesa.

A edição 2017 do programa foi estendida a cargos de liderança, no entanto para unidades americanas. Ao todo, 40 líderes demonstraram interesse em participar do intercâmbio profissional e quatro já embarcaram para morar e trabalhar nos EUA. Para o Canadá, 37 colaboradores da produção se inscreveram para as 14 vagas disponíveis e estão atuando na planta desde dezembro do ano passado.

A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’sPride, Primo, Seara, Swift, Gold’nPlump, entre outras, que atendem 300 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink