Mapa: Ações para prevenir influenza aviaria
CI
Agronegócio

Mapa: Ações para prevenir influenza aviaria

O País é livre de influenza aviaria de alta patogenicidade
Por:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza auditoria em 22 estados da federação e Distrito Federal que aderiram ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). O detalhamento da prevenção de Influenza Aviaria (IA) foi tema da palestra do médico veterinário Bruno Pessamilio, da Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa, na Reunião de Avaliação da Vigilância da Influenza e do Plano de Preparação para uma pandemia.

De acordo com Pessamilio, o Ministério da Agricultura realiza, entre outras ações, certificação sanitária de aves de reprodução e monitoramento da importação de aves e material genético (ovos férteis e pintos de 1 dia).

Em 2007, o Brasil produziu 10,2 milhões de toneladas, sendo 7 milhões para consumo interno e 3,3 milhões de toneladas para exportação, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef). O Brasil é o 3º maior produtor mundial de frango e o maior exportador com embarques para mais de 140 países. O País é livre de influenza aviaria de alta patogenicidade. A enfermidade acomete o sistema respiratório das aves silvestres e domésticas.

O encontro, que reúne coordenadores estaduais e municipais em vigilância epidemiológica e de laboratórios, vai até quinta-feira (16), e é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.