Mapa admite rever zoneamento da soja para o RS

Agronegócio

Mapa admite rever zoneamento da soja para o RS

O Mapa admitiu que pode reduzir o número de municípios excluídos
Por:
432 acessos

O Ministério da Agricultura (Mapa) admitiu a possibilidade de reduzir o número de municípios gaúchos excluídos do zoneamento da soja para 2007/08. Até agora, 69 estão fora da recomendação, o que representa mais de 1 milhão de ha. A possibilidade foi apontada pelo coordenador-geral de zoneamento do Mapa, Francisco Mitidieri, durante audiência na Assembléia Legislativa ontem. O texto deve ser publicado na semana que vem e pode receber ajustes já que o plantio inicia-se em outubro, diz.

De acordo com Mitidieri, os 69 municípios têm apresentado produtividade média das lavouras abaixo dos demais. "A estimativa é que a produtividade desta safra fique 11% menor."

O fato de uma região não constar no zoneamento não impede o plantio, mas deixa o produtor fora do Proagro e com dificuldades para acessar o crédito oficial. Como alternativa, o Mapa sugere o plantio de amendoim, girassol, sorgo, mamona, ameixa, nectarina, pera e pêssego. Para o presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad, isso é inviável. A sugestão foi a criação de grupo de trabalho.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink