Mapa ajusta zoneamento da soja e inclui municípios

Agronegócio

Mapa ajusta zoneamento da soja e inclui municípios

A liberação dos municípios foi condicionada à adoção de plantio direto nestas localidades
Por:
736 acessos

O Ministério da Agricultura (Mapa) retificou a portaria do zoneamento agrícola de soja para o Rio Grande do Sul na safra 2009/10. A versão corrigida, publicada nessa quarta-feira (29), autorizou o plantio do grão em solos de tipo 2 (com 15% a 35% de argila) em Nova Santa Rita, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Triunfo, que tinham sido excluídos em terrenos com essa característica. Lideranças municipais levaram ao ministério índices de produtividade da lavoura e comparativos com o desempenho de outras cidades para pedir a modificação das regras. O superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor, disse que houve um erro técnico e a portaria foi corrigida.

O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, explicou que, antes da modificação, apenas os solos de tipo 3 (com mais de 35% de argila) estavam contemplados no zoneamento, mas eles não são frequentes na região. São Gabriel e Santa Margarida do Sul cultivam cerca de 70 mil hectares com soja, a maior parte em solos de tipo 2, observou o dirigente. "Foi corrigida uma grande injustiça", avaliou, lembrando que produtores comerciais obtêm 47 sacas de soja por hectare.

A liberação dos municípios foi condicionada à adoção de plantio direto nestas localidades. O dirigente contou que todo o cultivo em São Gabriel é feito nessa modalidade e a soja apresenta uma vantagem adicional ao permitir o uso para alimentação do gado. São Gabriel tem o quarto maior rebanho bovino do Estado, com aproximadamente 450 mil cabeças de gado. No inverno, o produtor forma pastagens para o gado e ocupa a área com soja durante o verão. A portaria do zoneamento foi editada no dia 20 de julho.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink