Mapa analisa viabilidade do Pro-Agropecuária Irrigada
CI
Agronegócio

Mapa analisa viabilidade do Pro-Agropecuária Irrigada

Centro–Oeste possui 16,7% de área apta para desenvolvimento da agricultura irrigada
Por:
Centro–Oeste possui 16,7% de área apta para desenvolvimento da agricultura irrigada

Está em processo de análise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o Programa de Incentivo da Agropecuária Irrigada – Pro-Agropecuária Irrigada - que pretende ampliar a área irrigada, a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. Os especialistas avaliam que, no Brasil, existem aproximadamente 30 milhões de hectares de solos aptos para extensão e desenvolvimento da agricultura irrigada de forma sustentável.


O Pro-Agropecuária Irrigada tem como objetivo a implantação, desenvolvimento e difusão da agropecuária irrigada em todo território nacional e propõe maior participação da iniciativa privada. Segundo o coordenador-Geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção do Mapa, Demetrios Christofidis, o programa visa atender principalmente o pequeno e o médio produtor utilizando tecnologias simples e de baixo custo. “Uma das propostas é transformá-los em profissionais da agricultura”, disse.

As possibilidades de desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Brasil levam em conta a existência de solos aptos, a disponibilidade de recursos hídricos e o atendimento às exigências da legislação ambiental e do Código Florestal. Dos 30 milhões de hectares capazes de incorporar os métodos de irrigação, cerca de 5 milhões estão localizados no Centro-Oeste (16,7%).


Demetrios Christofidis explica que a implantação dos sistemas de irrigação possibilita aumento da oferta de alimentos e preços menores se comparado àqueles produzidos em áreas não irrigadas. “Esse é um mecanismo dos mais eficazes, principalmente nas regiões onde o déficit hídrico é expressivo”, disse.

O estudo de viabilidade do projeto, que está sendo analisado por autoridades do Mapa, é uma meta do Plano Brasil Maior, que atribui ao ministério a responsabilidade de aperfeiçoar o desenvolvimento tecnológico e inovação voltados para agricultura irrigada e sua difusão.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.