CI

Mapa assina convênio para projetos agropecuários no Cone Sul

O objetivo é promover ações de assistência técnica entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, assinou nesta quinta-feira (01-02) convênio entre a Fundação Argentina INTA e os países membros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), do qual o Brasil faz parte. O objetivo é promover ações de assistência técnica administrativa, pesquisa e capacitação de servidores dos ministérios responsáveis pelas áreas de agricultura, pecuária, abastecimento, desenvolvimento rural, pesca e alimentos no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. “O convênio dará uma importante contribuição para que possamos reduzir a vulnerabilidade dos pequenos e médios produtores do bloco regional, por meio de políticas de gestão de risco agropecuário”, destacou Guedes.

Uma das principais ações do convênio prevê a criação do Sistema de Informação Regional para o Desenvolvimento Agropecuário dos Países do Cone Sul. A Fundação ArgenINTA, sediada em Buenos Aires, contará com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIB) para realizar o projeto. “Por intermédio do sistema, que envolverá as áreas de pesquisa, análise de mercados e de meteorologia, vamos desenhar e executar políticas públicas de manejo de risco agropecuário, em benefício das pequenas e médias propriedades da região”, explicou o ministro. Os países membros do CAS formam um dos maiores pólos mundiais de produção agrícola e pecuária, com destaque para grãos, carnes e frutas.

A solenidade de assinatura do convênio contou, além do ministro Guedes, com a participação da secretária técnica interina do CAS, Alejandra Sarkis; do diretor de Operação do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) na Região Sul, Gonzalo Gonzales; do secretário de Política Agrícola do Mapa, Edílson Guimarães; do secretário substituto de Relações Internacionais, Lino Colsera; do secretário substituto da Secretaria de Defesa Agropecuária, Guilherme Marques; e do consultor jurídico do ministério, José Silvino da Silva Filho.

Durante a reunião, eles também debateram a pauta da XII Reunião do Conselho Agropecuário do Sul, que será realizada de 2 a 4 de maio deste ano em Campinas (SP).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.