CI

Mapa atende pedido da FAEP de apoio à comercialização do trigo paranaense

A Conab deve retomar leilões e AGF


A Conab deve retomar leilões e AGF


O Ministério da Agricultura, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai atender ao pedido de apoio solicitado pela Federação da Agricultura do Estado Paraná (FAEP) para a comercialização da safra paranaense de trigo de 2011.

Em resposta à Federação, a Conab informou que pleiteou para o mês de janeiro a alocação de recursos de Aquisições do Governo Federal (AGF) de trigo para a aquisição de "125.000 t do produto, ou 100% do pleito que recebemos dos sindicatos e cooperativas do Estado", diz o ofício. Nos próximos meses, a Companhia informa que vai solicitar novamente 100% das demandas recebidas até o dia 20 do mês anterior.


Em relação à suspensão dos 12 leilões de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), previstos para novembro do ano passado até fevereiro de 2012, a Conab informa que está pleiteando o restabelecimento imediato das operações.

Dificuldades - Historicamente líder na produção do cereal, o Paraná vem enfrentando dificuldades na comercialização do trigo. No ofício encaminhado ao Ministério da Agricultura, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, disse que o Estado só conseguiu comercializar 35% da safra de 2,42 milhões de toneladas. Ou seja, há 1,5 milhão de toneladas nas mãos dos produtores - que enfrentam ainda um mercado travado, com poucos compradores e um preço médio de R$23,65, "valor que não cobre o preço mínimo e muito menos os custos de produção", argumenta Meneguette.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.