CI

MAPA autoriza novo exame diagnóstico para equídeos

Laboratórios veterinários credenciados pelo Mapa têm a partir de agora mais uma opção para realizar o diagnóstico da AIE


Os laboratórios veterinários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) têm a partir de agora mais uma opção para realizar o diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), doença que ataca principalmente o rebanho de cavalos.

Segundo a Instrução Normativa nº52, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, é permitida também a triagem de amostras de sangue por meio do exame de Ensaio de Imunoabsorção Ligado a Enzima, conhecido como Elisa.

A decisão foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União e faz parte das ações do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

A assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, explica que o método Elisa, usado em outros países, faz uma triagem mais rápida, o que pode facilitar e agilizar o diagnóstico negativo da AIE em equídeos para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) em caso de participação dos animais em competições esportivas, comercialização ou para o transporte fora das propriedades.

Antes da IN, o método utilizado era apenas o de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA), que demorava, no mínimo, 48h para liberar o seu resultado. Agora, os proprietários podem optar pelos dois testes. Para fazer o exame, os laboratórios devem fazer parte da Rede Nacional dos Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção á Sanidade Agropecuária (Suasa).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.