Mapa avalia prorrogação de campanha
CI
Agronegócio

Mapa avalia prorrogação de campanha

Amapá e Rio Grande do Sul podem ter mais prazo para imunizar rebanho
Por:
Amapá e Rio Grande do Sul podem ter mais prazo para imunizar rebanho contra aftosa

O Ministério da Agricultura deve divulgar ainda hoje parecer sobre os pedidos de prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa do Rio Grande do Sul e do Amapá. Os dois estados fizeram a solicitação na última sexta-feira,2.

A requisição do RS contempla algumas áreas do Estado nas quais foi reportado atraso na aplicação das doses com agulha oficial. Os resultados da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa deverão ser apresetados em janeiro.


Conforme o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, está tudo correndo dentro da expectativa. “Lamentavelmente, é regra para muitos deixar a imunização para o final do mês”, comenta.

Segundo ele, o índice vacinal deve superar 80% do rebanho, especialmente no Nordeste, região em que a pasta trabalha para elevar o status sanitário com relação à enfermidade. Hoje, 15 estados são lives de aftosa com vacinação e Santa Catarina, sem vacinação. Os demais, são considerados áreas de risco.


Os produtores devem notificar as inspetorias veterinárias de que imunizaram seus rebanhos até quinze dias após a aplicação das doses. “Se não o fizerem, ficarão sujeitos a penalização, autos de infração e multas. Além disso, não poderão emitir a guia de trânsito animal (GTA)”, alerta Marques. Caso o produtor seja flagrado transportando animais sem a GTA será multado e os bovinos, encaminhados para abate.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.