CI

Mapa capacita fiscais em higiene e processamento de alimentos

Parceria com a Universidade Federal Fluminense garante a formação de 200 profissionais ao ano


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram convênio para capacitar fiscais federais agropecuários que atuam na área de higiene e processamento de produtos de origem animal. A parceria formará cerca de 200 profissionais ao ano por meio de pós-graduação. As aulas serão oferecidas nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e terão a duração de um ano para especialização e dois anos para mestrado, informou nesta quinta-feira (04-01) o diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (Dipoa), Nelmon Oliveira.

Segundo Oliveira, a formação desses profissionais visa aprimorar os serviços de inspeção realizados no país para atender a demanda interna e externa. O Brasil, exporta produtos de origem animal para cerca de 180 países. “Isso exige constante atualização dos fiscais agropecuários, reciclagem dos profissionais com mais tempo de serviço e preparo para aqueles que estão iniciando os trabalhos. ” Para qualificar os trabalhos, o Mapa investe em capacitação. Nos últimos dois anos, cerca de mil fiscais agropecuários receberam treinamentos. A meta é que dentro de cinco anos 40% desses profissionais tenham o título de especialistas e mestres.

O curso de pós-graduação será ministrado em módulos oferecidos em intervalos bimestrais. Em cada módulo, o aluno terá 10 dias de aulas dentro de sua área específica. O curso começa no primeiro trimestre de 2007. A coordenação do curso será feita pelo Dipoa. Na próxima semana, o Mapa divulgará as datas e critérios para a inscrição dos interessados. Segundo Oliveira, a proposta é renovar esta parceria nos próximos anos para capacitar o maior número de fiscais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.