CI

Mapa contribui com programas para evolução das cooperativas

Programas colaboram na capacitação e na integração com entes públicos e privados


Programas como o Coopergênero, Procoopjovem e o Pisacoop colaboram na capacitação e na integração com entes públicos e privados

Neste sábado, dia 5 julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), tem colocado em prática diversos projetos e programas para incentivar o cooperativismo no Brasil. A iniciativa é de extrema importância para os cooperados, para a economia do país e especialmente para a agricultura, setor que atualmente está em primeiro lugar no ranking, com 23% das cooperativas.


Entre os principais programas que o Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC tem colocado em prática estão o Coopergênero - Programa de Gênero e Cooperativismo, o Procoopjovem - Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude e ainda o Pisacoop - Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural. O objetivo é proporcionar educação, formação e capacitação, intercooperação, inovação, acesso a mercados, internacionalização de cooperativas e articulação e integração com entes públicos e privados.Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o cooperativismo é a melhor forma de fazer com que a agricultura se desenvolva de forma competitiva e melhorando a renda do produtor rural. “O cooperativismo assume importância fundamental não somente para soma de esforços e pela racionalização de tarefas, mas principalmente por meio da cooperação mutua, pois melhora o rendimento dos cooperados, aumenta a competitividade e do ponto de vista econômico e social, emprega um número considerável de pessoas e contribui economicamente em torno de 30% da balança de agronegócio para exportação”, afirmou.

Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico. Hoje no Brasil, são quase 7 mil cooperativas, mais de 9 milhões de associados e 300 mil empregados. As exportações já chegam a cerca de US$ 5 bilhões, tendo crescimento 582% nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.