CI

Mapa define normas para Produção Integrada da batata

PI garante maior credibilidade de produto e produtor no mercado



Foram publicadas, no Diário Oficial da União da última sexta-feira (09.05), as Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada da Batata Etapa Fazenda, abrangendo todos os processos conduzidos na produção agrícola, colheita, pós-colheita e beneficiamento de tubérculos.

Com a publicação da normativa, será adotado um plano de ação que vai contar com gestão, treinamento, gestão ambiental, manejo integrado, educação ambiental e política pública para a produção de batata. Produtores, técnicos e auditores, em especial da região sul do estado de Minas Gerais, onde há a maior concentração de plantação de batatas no Brasil, devem receber a partir das próximas semanas, treinamento e capacitação para que possam ser certificados.

Com a Produção Integrada será possível promover a rastreabilidade da batata, o uso controlado de agrotóxico e a produção com respeito ao meio ambiente, já que os produtores devem adotar boas práticas agrícolas. A lei irá beneficiar cerca de 300 pequenos produtores da região sul de Minas que comercializam o produto para as Ceasas e para as grandes redes de supermercados.

A Produção Integrada traz para produtos e produtores maior credibilidade, proporcionando mais qualidade para o produto, rentabilidade para os produtores, preferência de mercado e garantindo as leis trabalhistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.