Mapa discute temas do agronegócio em comitê da OMC

Agronegócio

Mapa discute temas do agronegócio em comitê da OMC

Representantes do Mapa estiveram com membros de governo de 153 países para tratar de questões sanitárias e fitossanitárias e revisar a aplicação de normas estabelecidas para o comércio internacional
Por:
215 acessos

Entraves no comércio de produtos agropecuários foram discutidos, na última semana, durante a 45ª reunião do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça). Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estiveram com membros de governo de 153 países para tratar de questões sanitárias e fitossanitárias e revisar a aplicação de normas estabelecidas para o comércio internacional. Dentre as principais questões abordadas destacam-se as referentes ao Japão e Colômbia.

A delegação brasileira apresentou a chamada Preocupação Comercial Específica (Specific Trade Concern, em inglês), para Limites Máximos de Resíduos (LMR) de pesticidas aplicados pelo Japão sobre o café do Brasil. Segundo os representantes do Mapa, o critério adotado não leva em consideração as recomendações do Codex Alimentarius e não foram apresentadas justificativa científica nem análise de risco.

“Dessa forma, as medidas de controles adotadas em todos os carregamentos brasileiros, e que vêm causando severos prejuízos, não se justificam perante as diretrizes do acordo SPS”, afirmou o coordenador-geral de Negociações da OMC, no Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias (DNSF/Mapa), Alexandre Pontes.

Segundo informações dos representantes japoneses, um estudo para o estabelecimento de novo LMR já está em curso. Enquanto aguarda a conclusão da pesquisa, a delegação brasileira solicitou a adoção dos limites recomendados pelo Codex.

Outra Preocupação Comercial Específica foi colocada sobre os requisitos sanitários exigidos pela Colômbia para a importação de gelatina. Com o México, foi informado ao Comitê a revisão dos compromissos do grupo de trabalho acordados na semana anterior em missão àquele país, e a previsão para auditar estabelecimentos exportadores de carne cozida congelada e não enlatada, em outubro, período de visita dos mexicanos.

Comitê SPS - Quando questões sanitárias e fitossanitárias impedem a relação comercial entre países, o Comitê sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da OMC apresenta-se como fórum de discussão. Responsável por acompanhar a adequação das medidas sanitárias e fitossanitárias, adotadas pelos países membros, o comitê, em reuniões periódicas, inclui as Preocupações Comerciais Específicas, para a adequação das medidas sanitárias e fitossanitárias questionadas, dentre outros itens de agenda. Foram realizadas reuniões bilaterais em paralelo à reunião do Comitê SPS, com objetivo de tornar viável o ingresso do mamão papaya no Canadá, carne de aves para o Uruguai e outros produtos agrícolas para alguns países asiáticos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink