Mapa divulga zoneamento agrícola da soja para a região sul

Agronegócio

Mapa divulga zoneamento agrícola da soja para a região sul

A soja adapta-se melhor à temperaturas do ar entre 20ºC e 30ºC, mas o seu ideal para seu está em torno de 30ºC
Por: -Renata
618 acessos
O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (21), as portarias número 126, 127 e 128, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que define as localidades aptas para o plantio de soja, nos três estados da região sul.

A portaria considera a necessidade de definição das regiões homogêneas de adaptação, com o objetivo de orientar a indicação de cultivares no zoneamento agrícola da soja no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, para o ano-safra 2009/2010.

A soja adapta-se melhor à temperaturas do ar entre 20ºC e 30ºC. A temperatura ideal para seu crescimento e desenvolvimento está em torno de 30ºC. A faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme. A soja, sendo basicamente uma planta de dias curtos, é influenciada pelas condições fotoperiódicas próprias de cada latitude, especialmente na duração do período de emergência à floração.

O zoneamento agrícola orienta os produtores sobre as características da cultura, especifica os tipos de solos, períodos propícios para o plantio e relaciona os municípios considerados aptos ao cultivo da soja.

Confira as portarias que definem o zoneamento agrícola para a cultura da soja nos três estados da região sul nos links abaixo:

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink