CI

Mapa entrega na segunda-feira relatório sobre aftosa em MS


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve entregar na segunda-feira (10-01) relatório sobre os exames que comprovaram a inexistência de aftosa no rebanho da Estância Santa Maria, em Paranhos, cidade localizada a 470 da Capital. Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Produção e Turismo, o responsável pela análise, Antônio Carlos Videira, deve entregar para o secretário Dagoberto Nogueira Filho um relatório de aproximadamente 100 páginas – Relatório sobre procedência de rebanho bovino – onde constam todas as informações referentes à apuração da falsa suspeita de foco de aftosa.

De acordo com nota oficial divulgada pelo Ministério, todas as análises feitas com o material deram negativo. O exame, denominado Probang, consiste na “leitura” das células do material colhido do esôfago e da faringe dos animais por três vezes. Em todas as leituras o resultado foi negativo. Conforme já previa a Gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Gladys Rachel, a reatividade sorológica observada nos exames iniciais foi decorrente de interferência da vacinação ocorrida no mês de novembro. “Consideramos o resultado como uma manifestação dos anticorpos que os animais estavam adquirindo afinal, haviam acabado de ser vacinados contra a doença”, afirmou Gladys em entrevista à Agência Popular.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.