CI

Mapa informa OIE sobre foco de cria pútrida no PR

Essa é a primeira vez que a doença é registrada no território brasileiro


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de Cria Pútrida Americana, também conhecida por “loque americana”, doença exótica no País, em um apiário do estado do Paraná. Essa é a primeira vez que a doença é registrada no território brasileiro, informou nessa terça-feira (28-11) o Departamento de Saúde Animal (DSA).

O comunicado à OIE foi feito na última sexta-feira (24-11). Segundo o diretor do DSA, Jamil Gomes de Souza, a doença ocorre nas fases iniciais de desenvolvimento das abelhas, causando redução da produção e enfraquecimento das colônias. O ser humano não é afetado pela enfermidade.

Desde a notificação da suspeita da doença, o serviço oficial de defesa sanitária vem adotando todos os procedimentos de investigação epidemiológica. Foi estabelecida uma zona de vigilância, num raio de 10 Km ao redor do foco e adotadas ações de restrição de trânsito de colméias de Apis mellifera e produtos de risco. Medidas de erradicação estão sendo adotadas, incluindo a destruição das colônias e produtos apícolas, seguida de limpeza e desinfecção das caixas do apiário.

De acordo com Jamil Gomes de Souza, os técnicos prosseguem com os trabalhos de investigação epidemiológica, visando esclarecer a origem da infecção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.