MAPA institui normas para o controle da Listeria

Agronegócio

MAPA institui normas para o controle da Listeria

Confira os Procedimentos de Controle da Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo
Por: -Janice Gutjahr
617 acessos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou no Diário Oficial da União, no dia 9 de abril, a Instrução Normativa (IN) nº 9, de 8 de abril de 2009, pela qual o MAPA institui os Procedimentos de Controle da Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo.

Com vistas a monitorar e assegurar a inocuidade destes produtos em relação a este patógeno, os estabelecimentos que fabricam produtos de origem animal prontos para o consumo, devem estabelecer procedimentos de autocontrole, o que envolve Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

A presente Instrução Normativa entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação. A constatação do patógeno em produtos de origem animal após a implantação do processo levará à apreensão do produto, que poderá ser reprocessado e comercializado desde que o procedimento aplicado assegure a destruição do microrganismo.

Confira a íntegra da IN

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink