CI

Mapa lança programa de educação em saúde para o agricultor

A meta do programa é conscientizar os trabalhadores rurais sobre a importância de prevenir doenças


Intoxicação por agrotóxicos, dores no corpo e excesso de exposição ao sol que pode provocar câncer de pele são alguns problemas de saúde que afetam os trabalhadores rurais brasileiros. Para garantir a saúde dessas pessoas, o Ministério da Agricultura se associou ao Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação e à Goodyear do Brasil para lançar o programa Agricultor Nota 10.

A meta do programa é conscientizar os trabalhadores rurais sobre a importância de prevenir as doenças que mais atingem o homem do campo. "O programa vai conscientizar o produtor rural sobre a importância de realizar exames preventivos. Esses exames servirão de bancos de dados sobre a saúde do homem do campo", explica o vice-presidente do Colégio Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, José Carlos Bühler.

Os idealizadores do programa querem aproveitar a campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada em todo país para levar à população do campo os benefícios do Agricultor Nota 10. O programa será lançado para toda a América Latina e Caribe, durante o Quinto Encontro Internacional de Educação Sanitária e Comunicação Social que se realiza de 20 a 24 junho no Rio Grande do Sul.

De acordo com Bühler, o estande do programa será um espaço com cinco salas onde 14 profissionais da área de saúde vão atender os agricultores. "Serão feitos diariamente 200 exames laboratoriais para detectar desde o tipo sanguíneo da pessoa até o grau de intoxicação de seu organismo por venenos e agrotóxicos", informou.

Segundo ele, os beneficiários também poderão se consultar com oftalmologistas, dermatologistas e fisioterapeutas. "Todos os exames e consultas serão gratuitas. Os produtores que apresentarem problemas de saúde mais grave serão encaminhados para tratamento em hospitais conveniados pelo Sistema Único de Saúde" revela.

Durante os quatro dias do Encontro Internacional de Educação Sanitária e Comunicação Social, haverá um espaço destinado a recreação das crianças. "Pedagogas vão estar à disposição dos filhos dos produtores rurais orientando as crianças sobre educação ambiental, social e cidadania. Todos os participantes também vão receber um kit saúde com camiseta, boné, filtro solar e livros infantis" informa Bühler.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.